[R-br] ANOVA com medidas repetidas no tempo

[R-br] ANOVA com medidas repetidas no tempo

R-br mailing list

Olá pessoal,

Sou relativamento nova no e R e estou trabalhando em análises com medidas repetidas, porém estou insegura com o código que estou utilizando.

Nós trabalhamos com avaliação de desempenho animal em diferentes períodos, sendo que nossas repetições são os animais que são aleatorizados nos tratamento e coletadas as informações em diferentes períodos.

Para montar o código utilizei o pacote lme4 considerei como fixos: trat e período , aleatório: animais, ficando desse forma:

                                               a1 = lme(desempenho ~ trat * per, random = ~1|animal, method="REML",data=desempenho).

Estou no caminho certo? Alguém tem alguma sugestão ?

Outra duvida é: como eu indico que esses meus animais é dentro do tratamento?  Montei o código para indicar essa questão da seguinte forma:

               a2= lme(desempenho ~ trat * per, random = ~1|animal/trat, method="REML",data=desempenho). Está certo ou estou seguindo um raciocínio errado?

Além disso, como descubro qual a matriz de covariância melhor para os meus dados e onde indico no codigo? No SAS sempre realizamos essa analise para posteriormente fazer a analise de variância.

Agradeço desde já,

Att,

Amanda Martini

Mestranda em Produção Animal – Forragicultura

Laboratório Pastos e Suplementos