[R-br] Aditividade

fmc

[R-br] Aditividade

fmc

----- Mensagem encaminhada ----
De: Paulo Justiniano Ribeiro Jr <[hidden email]>
Para: [hidden email]
Enviadas: Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008 21:54:08
Assunto: Re: [R_STAT] Aditividade

o teste de Tukey de aditividade que conhece s para o caso deexperimento em
blocos e consiste em adicionar um termo na anova

nao sei se tem a opcao em algum lugar (tente RSiteSearch( "additivity" )
mas a impklementacao neste caso consiste simplesmente em reajustar o
modelo com um temo adicional

na pagina:
http://www.leg. ufpr.br/planexp/ planexp/node9. html

mostro como fazer
procure pelo seguinte extrato de codigo
## Testando a não aditividade
## primeiro vamos extrair coeficientes de tratamentos e blocos
ex02.av$coeff
bl <- c(0, ex02.av$coeff[ 2:4])
tr <- c(0, ex02.av$coeff[ 5:9])
bl
tr

## agora criar um novo termo e testar sua significancia na ANOVA
bltr <- rep(bl, 6) * rep(tr, rep(4,6))

ttna <- update(ex02. av, .~. + bltr)
anova(ttna)

Paulo Justiniano Ribeiro Jr
LEG (Laboratorio de Estatistica e Geoinformacao)
Universidade Federal do Parana
Caixa Postal 19.081
CEP 81.531-990
Curitiba, PR - Brasil