[R-br] Ajuda: Escolha de distribuição de probabilidade (GLM)

[R-br] Ajuda: Escolha de distribuição de probabilidade (GLM)

R-br mailing list
Oi,
Estou tendo dificuldade para achar uma distribuição certa para minha análise (GLM)... Mesmo dados não são normais e também não apresentam homoscedasticidade, mesmo após realizar transformação (log). Qual família devo escolher?
Estava trabalhando com binomial negativa, é a correta?

Obrigada e aguardo retorno

--
Chiara Lubich Cardoso Furtado
Mestranda em Biologia de Água Doce e Pesca Interior - INPA

Re: [R-br] Ajuda: Escolha de distribuição de probabilidade (GLM)

R-br mailing list
Chiara,

A escolha da "melhor" distribuição deve ser sempre feita considerando o processo de geração dos seus dados e menos usando informações obtidas dos próprios dados « ...  dados não são normais e também não apresentam homoscedasticidade, mesmo após realizar transformação (log) ... ».

Outrossim, já que você cita a GLM, numa regressão o mais importante não é que os dados "sejam normais" mas sim que a distribuição dos resíduos da regressão tenham uma distribuição Normal com média zero, e o melhor a fazer é examinar esses resíduos usando os gráficos de diagnóstico, que atualmente estão já programados no R.

Responder se "Binomial Negativa" é correta sem mais informações sobre seu experimento tem a mesma chance de acertar a pergunta "qual vai ser a taxa de câmbio da Lira klingoniana por dólar da Federação em 2129" 😶!

Se você quiser mais assertividade, conte-nos um pouco mais sobre o problema, a variável modelada e as independentes, nº de amostras, etc.

HTH

--
Cesar Rabak