[R-br] Calcular distancia entre diferentes features geoespaciais

[R-br] Calcular distancia entre diferentes features geoespaciais

R-br mailing list
Boa tarde colegas listeiros, como vão?

Estou em busca de uma solução/biblioteca que me retorne a menor distancia entre os pontos de um shapefile (A) e os limites demarcados por um segundo shapefile (B). Ambos são arquivos vetoriais, diferindo apenas no tipo de vetor, o arquivo A é do tipo ponto e o B, do tipo linha.
A principio, pensei em utilizar a função dist(), passando como parâmetro 'x' uma matriz de coordenadas lat e log (em UTM, para que as distancias saiam em metros), conforme o exemplo abaixo:

long = c(229962.334, 229974.248, 229980.185)
lat = c(7485757.595, 7485815.284, 7485806.226)
matriz.posicao = matrix(NA, nrow = length(long), ncol=2)
matriz.posicao[,1] = long
matriz.posicao[,2]  = lat
matriz.distancia = dist(matriz.posicao, diag=TRUE)

Isso funcionou quando minha intenção foi medir a distancia entre todos os pontos do meu arquivo A, mas não consegui fazer uma adaptação para encontrar a menor distancia entre os pontos de A e a delimitação de área no arquivo B. Algum dos colegas já teve essa demanda ou poderia indicar uma metodologia pra estudar?

Desde já, agradeço pelo auxilio de todos.

Yury Duarte
Engenheiro Agrônomo - ESALQ/USP