[R-br] Cálculo do CAP com base na repetição da árvore

[R-br] Cálculo do CAP com base na repetição da árvore

R-br mailing list
Bom dia!

Em Engenharia Florestal é comum termos numa mesma cova duas ou mais hastes
(árvores), a qual chamamos de bifurcadas (para duas), trifurcadas (para três),
etc..

Assim, podemos ter o seguinte:

Bloco Clone  Esp Arv   CAP  HT
1       A    3x3   1   12,5 18
1       A    3x3   2   10,1 11
1       A    3x3   2   11   11,5
1       A    3x3   3   19   21
1       A    3x3   4   19   20
1       A    3x3   5   9     8
1       A    3x3   6   18    17
1       A    3x3   6   17    18
1       A    3x3   6   18,5  17,5
1       A    3x3   7   8     10
(...)
5       C    6x1,5 66  20    21
(...)
6       E    6x1,5 66  18    19

Para prosseguir com os cálculos, é comum reduzir as plantas bifurcadas,
trifurcadas e quadrifurcadas a uma única planta, da seguinte maneira:

CAP = RAIZ(CAP1^2 + CAP2^2 + CAPn^2)

Assim, o exemplo acima ficaria assim:

CAPcalc = RAIZ(10,1^2+11^2) = 14,93

CAPcalc = RAIZ(18^2 + 17^2 + 18,5^2)

Bloco Clone  Esp Arv   CAP  HT     CAPcalc
1       A    3x3   1   12,5 18
1       A    3x3   2   10,1 11     14,93
1       A    3x3   2   11   11,5
1       A    3x3   3   19   21
1       A    3x3   4   19   20
1       A    3x3   5   9     8
1       A    3x3   6   18    17    30,91
1       A    3x3   6   17    18
1       A    3x3   6   18,5  17,5
1       A    3x3   7   8     10
(...)
5       C    6x1,5 66  20    21
(...)
6       E    6x1,5 66  18    19

São seis blocos, cinco clones diferentes e seis espaçamentos.

Pergunto: alguém já otimizou isso no R? Tenho 7.473 linhas de dados para
analisar e já fiz isso na unha (Calc Libreoffice) para os 3 anos anteriores.
Como ainda teremos mais 3 anos de medição desse experimento, estou buscando
ajuda. Não tenho nenhum código em mente para enviar. O pedido de ajuda para
este caso e para o outro que irei enviar em seguida parte do zero.

Obrigado

--
Marcelo

Re: [R-br] Cálculo do CAP com base na repetição da árvore

R-br mailing list

> Marcelo, acredito que isso pode te ajudar...

Sim! Ajuda e muito, Caio!

Testei aqui e funcionou!

Vou fazer alguma modificação para rodar no banco todo. Como tenho 6 blocos,
haverá outras combinações. Assim, penso em rodar algo do tipo:

x$COVA <- paste(x$Bloco, x$Clone, x$Esp, x$Arv, sep = ";")

attach(x)

CAPcalc <- tapply(CAP, COVA, CAP.sqrt)

data.frame(CAPcalc)
CAPcalc
1;A;3x3;1 12.50000
1;A;3x3;2 14.93352
1;A;3x3;3 19.00000
1;A;3x3;4 19.00000
1;A;3x3;5 9.00000
1;A;3x3;6 30.90712
1;A;3x3;7 8.00000

write.table(CAPcalc, "CAPcalc.txt")

Substituo o ";" por tabulação utilizando o Gedit ou Emacs.

Valeu!

Laia, ML

Ai, eu utilizo o seguinte para separar a primeira coluna:

--
Marcelo