[R-br] Como identificar colinearidade?

R-br mailing list
Boa tarde,

Pessoal fiz uma análise de GLM, porém no resultado do modelo ficava aparecendo a seguinte mensagem: Coefficients: (2 not defined because of singularities).
Buscando na internet, vi que se trata de colinearidade dos dados, porém não sei como identificar. Na mesma página de internet que encontrei a sugestão de identificar utilizando o comando pairs(), para tentar detectar colinearidade. Mas não sei como fazer a interpretação do gráfico gerado:
Segue o gráfico com a variável Y1= CM:
CM= Comprimento médio (contínua)
D = distância do rio  (contínua)
R = rios (categórica - nome dos rios)
TP = tempo de pesca (Dummy - 0= rios considerados tradicionais e 1= rios com pesca recente)
NP= número de pescador por rio
image.png

Se puderem me ajuda na explicação de como identifico a colinearidade a partir do gráfico, agradeço.

Ou até mesmo outra forma de encontrar...

Abraço

Re: [R-br] Como identificar colinearidade?

R-br mailing list
Chiara,
Colinearidade é quando você pode expressar alguma das variáveis que você pensava que eram independentes (entre si) como combinação linear de outras duas (ou mais...).

O gráfico anexo mostra uma porção de coisas que chamam a atenção: o número de pontos para TP parece ser único para o caso "2".

Você menciona que quer fazer uma GLM: qual exatamente é a regressão que você busca? Qual a Variável dependente e quais são as explicativas?