[R-br] Correlação de Pearson com escala Likert

[R-br] Correlação de Pearson com escala Likert

R-br mailing list

Prezados, boa noite.

Por gentileza, poriam me ajudar?

Preciso fazer uma análise de correlação de Pearson para resultados de uma pesquisa de satisfação para a qual foi utilizado um questionário e realizadas modificações em escala Likert, em que: Alguém sabe me informar qual o pacote do R trabalha com tal análise e como fazê-la? Utilizo o “agricolae” para fazer correlação, mas não havia feito nada antes com escala Likert. Toda informação sobre esta escala me será útil.

Grata, aguardo retorno.

Abraços,

Angélica.

Re: [R-br] Correlação de Pearson com escala Likert

R-br mailing list
A análise estatística de resultados obtidos por meio de uma escala Likert tende a ser um assunto controverso, pois há bastante "espaço" para violações de quase quaisquer premissas das análises e especialmente os testes estatísticos.

Com isso posto, e [minha] recomendação que você deve pesquisar mais o assunto por si mesma para formar uma opinião e poder embasar sua(s) decisão(ões), a forma de fazer a análise que você menciona é fazer a transformação como apontada no seu texto e verificar se a correlação em relação a outras variáveis (que imagino não sejam Likert também).

Se sua ideia for examinar sob essa correlação cada item do questionário há uma série adicional de cuidados para que a análise embora parecendo correta não se transforme em um exercício de "leitura e adivinhação de folhas de chá".

O R tem um pacote que ajuda muito na parte descritiva da análise de questionários Likert o pacote likert.

HTH

--
Cesar Rabak