[R-br] Curvas não lineares - qual o melhor modelo?

[R-br] Curvas não lineares - qual o melhor modelo?

R-br mailing list

Tenho essas 4 curvas não lineares entre os índices de conectividade e a porcentagem de área nativa remanescente.

Quais são os modelos mais adequados para o ajuste das curvas nas imagens?

Meu palpite é que para os 3 gráficos da primeira figura, seria um modelo logístico ou quadrático-platô e na outra figura, sera exponencial ou Michaelis-Manten.

Thallita Grande

Re: [R-br] Curvas não lineares - qual o melhor modelo?

R-br mailing list
Thallita
Embora as figuras que enviou não mostrem o ajuste dos modelos que você está estudando. A escolha do modelo é um pouco mais complexa e não deve ser baseada em palpite.

Se você procurar na literatura sobre métodos de comparação de modelos, você encontrará uma vasta literatura.
Na minha opinião você deve iniciar a busca pelo melhor modelo primeiro definindo bem a sua pergunta ou hipótese, fazer um levantamento de quais modelos respondem a sua pergunta em termos de significado dos parâmetros e pressupostos que nortearam o desenvolvimento do modelo.

Uma vez definido os modelos candidatos, então você poderá utilizar as diversos métodos para comparar modelos definidos na literatura.

Da forma como enviou a sua pergunta, não me arrisco a fazer nenhuma inferência

att

On Aug 7 2018, at 2:46 pm, Thallita Grande via R-br <[hidden email]> wrote:

[...]

Thallita,

Uma visão complementar no que tange à escolha de modelos, é ver qual explicaria o fenômeno melhor e aí ver qual o ajuste dos dados a ele.

SE você fizer dessa forma o modelo poderia ser usado para extrapolar dados ("fazer predições") enquanto um ajuste (por mais "adequado" que possa parecer) somente permite verificar dados interpolados, ou seja pode até encontrar resultados certos dentro do campo de interpolação mas não serve para explicar o fenômeno.

HTH
--
Cesar Rabak