[R-br] Dados DIC

R-br mailing list
Boa noite, estou rodando uns dados em DIC, onde tenho dois tratamentos (dietas) e algumas variáveis a saída saiu assim:
O que tenho que fazer?

> crd(TRAT, Hemoglobina, quali = FALSE, mcomp = "tukey", sigT = 0.05, sigF = 0.05)
Analysis of Variance Table
           DF      SS     MS     Fc      Pr>Fc
Treatament  1  59.806 59.806 14.495 0.00081149
Residuals  25 103.150  4.126
Total      26 162.956
CV = 25.89 %

Shapiro-Wilk normality test
p-value:  0.07082243
According to Shapiro-Wilk normality test at 5% of significance, residuals can be considered normal.

Adjustment of polynomial models of regression
Error in treat^2 : non-numeric argument to binary operator

Fúlvia Cristina Oliveira
Bióloga - UFMS
Mestre em Zootecnia - UEMS
Doutoranda em Ciência Animal - UFMS
(67) 99610-2812 / 99129-6612

Re: [R-br] Dados DIC

R-br mailing list
Fúlvia,

Sua pergunta extrapola dúvidas sobre o R e o pacote que você utilizou e vai direto para a Estatística, no seu caso Análise de Experimentos [DIC?].

Não nem foro nem do escopo deste grupo discutir esse tipo de questão, que lhe recomendo você consulte uma obra de referência sobre o assunto, e se você tiver tempo (sua assinatura indica doutoranda o que me leva a crer que está estudando ainda) assistir vídeos sobre o assunto, malgrado me parece que os mais completos e interessantes são em língua estrangeira.

Para não deixá-la no vácuo:

Em relação à sua pergunta: «  O que tenho que fazer? »  A resposta é: "analise os resultados em função do problema que você está estudando".

Se você tem apenas um tratamento com dois níveis (que é o que resultado que você postou mostra) as comparações da sua ANOVA se equivale a uma comparação entre as médias para esses dois níveis, sendo desnecessário usar comparações post hoc (o « " mcomp = "tukey", » na sua chamada a crd).

Hoje em dia se considera deprecado o uso do coeficiente de variação (o "CV" dos seus resultados), para detalhes leia postagens antigas neste grupo.

Embora eu pessoalmente prefira ver os gráficos de diagnóstico após uma regressão ou ANOVA¹, a função que você usou entrega automaticamente um diagnóstico sobre a normalidade dos resíduos que ajudam a defender que essa hipótese (necessária para a análise ser válida) "não teria sido violada".

De novo, aconselhando-a a ir às referências sobre o assunto, lhe faltará descrever e analisar o tamanho do efeito que essa ANOVA calcula, e se você quiser uma representação gráfica que eu considero particularmente interessante é o uso da função plot.design() do R.

HTH
--
Cesar Rabak

[1] Mas eu admito que se você não estiver acostumada a avaliá-los podem se tornar um óbice em vez de uma ferramenta.