[R-br] Duvida sobre tipos de categoria e análise estatística aplicável

[R-br] Duvida sobre tipos de categoria e análise estatística aplicável

R-br mailing list
Prezados
Tenho formatado pesquisas na empresa. Elaboro questionários e formulários, aprendi a usar R, R-Studio e tenho alguma noção de banco de dados e SPSS. Tenho alguma familiaridade no emprego de testes estatísticos.
Entretanto, persiste uma dúvida sobre os tipos de testes que podem ser consistentemente aplicados as categorias de análise conforme estas sejam Nominais, Ordinais, Intervalares ou Racionais.
Por favor, alguém poderia indicar um texto acadêmico, ou livro de estatística que fundamente teórica e tecnicamente esta correspondência entre tipo de categoria e tipo de análise aplicável?
Obrigado
Alexandre

Re: [R-br] Duvida sobre tipos de categoria e análise estatística aplicável

R-br mailing list
Alexandre,

A teoria sobre tipos ou categorias de dados não tem uma fundamentação teórica muito sólida, e é frequentemente desafiada por textos fora do mainstream dos livros texto de estatística, que noves fora uma ou outra minúcia ainda seguem muito do proposto por Stevens há mais de 50 anos.

Fora os dados obtidos a partir de medidas diretas onde os seus tipos correspondem à tipificação devido ao processo de obtenção do dado, e ainda assim há casos rebartivos. . . nas outras ciências que se servem da Estatística há uma maior elasticidade no uso dos conceitos com certas premissas serem quase axiomáticas posto que não se consegue provar e testar não leva a conclusão alguma.

Um exemplo de uma medida que seria racional (usando a sua nomenclatura) pressão arterial em mm de Hg, falha quando aplicada no corpo humano, pois 10 mm de Hg numa certa faixa de pressão pode significar um dano a um órgão interno (por exemplo rim) enquanto no extremo oposto essa diferença não significaria nada...

No atual estado do conhecimento do assunto costuma-se estudar essas escalas com um olho na Estatística (por causa do problema que você cita de usar a técnica apropriada [para não tirar média de categorias por exemplo]) e outro no domínio do problema, por exemplo em geoestatítica há todo um conjunto de problemas que precisam ser acomodados com outras classificações de escalas.

Tukey ofereceu um conjunto mais rico de escalas que a proposta por Stevens.

Como você citou três ferramentas mas não o campo de aplicação, é o melhor comentário que posso fazer antes de ter mais dados.

HTH
--
Cesar Rabak