[R-br] Elipsóides de Confiança

fmc

[R-br] Elipsóides de Confiança

fmc

----- Mensagem encaminhada ----
De: walmes zeviani <[hidden email]>
Para: [hidden email]
Enviadas: Segunda-feira, 20 de Outubro de 2008 19:08:34
Assunto: Res: [R_STAT] Elipsóides de Confiança

Saudações Willian,

Sobre o que você relatou eu consegui a abordagem que está apresentada na seguência de comandos a seguir.

#====== Contruir contornos de confiança ======#
#======= para dois modelos de regressão ======#

library(ellipse) #para lidar com contornos
data(mtcars)     #conjunto de dados

fit <- lm(mpg ~ am + vs , mtcars)    #modelo 1
fit2 <- lm(mpg ~ drat + vs , mtcars) #modelo 2

# Plotando os contornos para o 'modelo 1'
 plot(ellipse( fit, which = c('am', 'vs'),
      level = 0.90), type = 'l',
      xlim=c(2,9), ylim=c(2,11) ,
      xlab="drat e am", ylab="vs",
      col=2, lwd=2,
      main="Contornos de confiança")
 par(new=T) #permite a sobreposição de gráficos
# Sobrepondo os contornos do 'modelo 2'
 plot(ellipse( fit2, which = c('drat', 'vs'),
      level = 0.90), type = 'l',
      xlim=c(2,9), ylim=c(2,11) ,
      xlab="", ylab="", col=3,
      lwd=2, main="")
# Adicionando informações úteis (acessórios)
 points(fit$coeffici ents['am' ],
        fit$coefficients[ 'vs'])
 points(fit2$ coefficients[ 'drat'],
        fit2$coefficients[ 'vs'])
 text(7,10,"mpg~ am+vs")
 text(3.5,3," mpg~drat+ vs")

Tomando o cuidado de delarar o mesmo xlim ylim para os dois gráficos é o que importa. Procure delarar xlab ylab apenas no primeiro gráfico. Espero ter ajudado você.

Uma ótima semana.
Walmes.