[R-br] Gráfico Linha com Valores intermediários e Legenda para Símbolos

[R-br] Gráfico Linha com Valores intermediários e Legenda para Símbolos

R-br mailing list
Senhores(as) da lista,

Gostaria de saber se alguém de vocês sabe como fazer um gráfico no R semelhante ao anexo (grafico-linha-com-anotacoes.png).

Hoje eu coloco no grafico mlog-func-odometro-motos.png essas anotações exatamente no ponto onde elas ocorrem usando o annotate do ggplot2,
mas para 2 ou mais eventos muito próximos o gráfico fica poluído (arquivo anexo mlog-func-odometro-motos.png).

Tentei usar o ggrepel para inserir as anotações como alternativa, mas não entendi direito como combinar as anotações do ggrepel com os gráficos de linha.

Imaginei então em utilizar as marcações de números vistas no gráfico-linha-com-anotações associadas a cores/símbolos para anotar os eventos que tenho de manutenções.
O símbolo apareceria no gráfico de linha e uma legenda lateral indica o tipo de ocorrência.

Agradeço sugestões de como chegar no grafico-linha-com-anotacoes-motos.png (em anexo)

[ ]s

Leslie
--
Leslie H. Watter

mlog-func-odometro-motos.png (76K) Download Attachment
grafico-linha-com-anotacoes.jpg (17K) Download Attachment
grafico-linha-com-anotacoes-motos.jpg (14K) Download Attachment