[R-br] [Loop em Análise de Tendência sobre série histórica]

[R-br] [Loop em Análise de Tendência sobre série histórica]

R-br mailing list
Prezados, boa tarde!

Tenho numa planilha a série histórica de 56 estações pluviométricas. A primeira coluna refere-se à data (mês/ano) do evento e as demais colunas são as estações (cada coluna para uma estação da bacia hidrográfica). Quero analisar se existe tendência ou não na série de cada estação. Pra isso, estou isolando cada coluna (pra trabalhar separadamente com cada estação), excluindo os NA e aplicando o comando Pettitt.test (que pertence ao pacote "trend"). Mas apesar das colunas isoladas estarem com valores consistentes, sem problemas, o resultado final que estou obtendo não está fazendo sentido.

Alguém conhece este pacote, ou outro de tendência com teste de Pettitt que poderia me indicar?

Além disso, alguém teria um script com loop (utilização do for?) pra que eu possa obter o p-value e o ano de mudança de tendência referente a cada estação, caso contrário eu teria que realizar separadamente esta análise para 56 estações. A ideia seria fazer para isso pra primeira estação e automatizar a análise e exportação dos resultados para as demais estações.

Muito obrigado, pessoal.

Re: [R-br] [Loop em Análise de Tendência sobre série histórica]

R-br mailing list
Com relação à sua segunda questão, talvez valha a pena você considerar em vez de usar um for loop, o uso da função apply() com a margem escolhida adequadamente (pelo que entendi no seu caso seria as colunas).

HTH
--
Cesar Rabak

PS.: Via de regra o uso de laços em vez do uso das capacidades vetoriais da linguagem do R indica uma solução menos adequada e mais complicada que o necessário para 99% dos problemas...

On Fri, May 24, 2019 at 3:53 PM Renan Gon Ferreira por (R-br) <[hidden email]> wrote:
[...]

Ok. Muito obrigado, Cesar.
Renan Gon Ferreira