Quantcast

[R-br] Obter coordenadas a partir de endereço

[R-br] Obter coordenadas a partir de endereço

Thiago V. dos Santos
  Olá pessoal,

  Tenho quase certeza que esse assunto já foi discutido aqui na lista, porém não estou conseguindo encontrar o tópico.

  Possuo uma lista com cerca de 40 endereços em Porto Alegre. Gostaria de obter a localização geográfica destes endereços para mostrá-la em um mapa. Apesar de ter somente o endereço, com um pouco de esforço é possível conseguir o CEP de cada um deles.

  Sendo assim, há algum pacote combinado R/google maps que permita conhecer as coordenadas de um endereço a partir do seu CEP?

  Grato desde já,

  Thiago Veloso.

Re: [R-br] Obter coordenadas a partir de endereço

Daniel Marcelino
Olá Thiago,
Deve haver mais opções para fazer isso, eu conheço o PBSmapping.  Há inclusive um material vendido pelo O' Reilly's com o passo-a-passo para conseguir isso.
Daniel

2011/8/4 Thiago Veloso <[hidden email]>
[...]

http://danielmarcelino.com
Skype: d_marcelino

Re: [R-br] Obter coordenadas a partir de endereço

Luís Gustavo
Prezado Thiago,

Se não estou enganado você consegue as coordendas a partir do CEP, da seguinte forma:

require(XML)

coordenadas<- function(cep) {
url_lat_lon <- paste(sprintf("<a href="http://maps.google.com/maps/api/geocode/xml?address=%s,">http://maps.google.com/maps/api/geocode/xml?address=%s,", cep),"%20Brasil&sensor=false", sep="")
lat_lon=xmlApply(xmlRoot(xmlTreeParse( readLines(url_lat_lon)))[['result']][['geometry']][['location']], "[[", 1)
return(lat_lon)
}

cep=36026300
coordenadas(cep)

Obs.: Existe posts passados abordando estes assunto, lembro que salvei esse script em alguns desses posts, porém não
me lembro exatamente quem postou, portanto fica as minhas desculpas pela a falta de referência.

Em 5 de agosto de 2011 00:19, Daniel Marcelino <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Deve haver mais opções para fazer isso, eu conheço o PBSmapping.  Há inclusive um material vendido pelo O' Reilly's com o passo-a-passo para conseguir isso.

Luís Gustavo Silva e Silva

Re: [R-br] Obter coordenadas a partir de endereço

Daniel Dantas
Coloquei o CEP de duas ruas conhecidas, ex: 83005150 e funcionou perfeitamente.

Se colocar o CEP com o traço, 83005-150 vai parar em Lima no Perú, hehehehe.

Daniel

From: [hidden email]
To: [hidden email]
Date: Fri, 5 Aug 2011 21:20:26 -0300
Subject: Re: [R-br] Obter coordenadas a partir de endereço

url_lat_lon <- paste(sprintf("<a href="http://maps.google.com/maps/api/geocode/xml?address=%s," target="_blank">http://maps.google.com/maps/api/geocode/xml?address=%s,", cep),"%20Brasil&sensor=false", sep="")
[...]

fabriciotav
Thiago,

Escrevi uma função, não muito elegante (não genérica), que faz isso que você quer, mas sem precisar usar o CEP.

entre com um data frame e a indicação da coluna onde está o endereço completo. e.g.:

> library(RCurl)
> library(RJSONIO)

> dataframeAddress

                                  address
1  Rua Fulano de tal, 123, Nome da Cidade
2        Rua Ciclano, 312, Nome da Cidade

> latlng(dataframeAddress, 1)  # Nome do data frame e a coluna onde está o endereço

                                  address       lat        lng
1  Rua Fulano de tal, 123, Nome da Cidade  10.00000 -100.00000
2        Rua Ciclano, 312, Nome da Cidade -10.00000   10.00000

#-

# Funcão

#------------------

latlng <- function(address, column) {
  readyAddress <- data.frame(formatted=c(gsub(' ', '+', address[, column])))

  prePart <- "http://maps.google.com/maps/api/geocode/json?address="
  posPart <- "&sensor=true"

  request <- paste(prePart, readyAddress$formatted, posPart, sep="")
  json <- character(length(request))
  store <- data.frame(lat=numeric(length(request)), lng=numeric(length(request)))

  for (i in 1:length(request)) {
    json[i] <- getURL(url=request[i])
    temp <- fromJSON(json[i])
    latLng <- temp$results[[1]]$geometry$location
    store[i, ] <- latLng
  }

  result <- cbind(address[, column], store)
  colnames(result) <- c("address", "lat", "lng")
  result
}

---

Espero que seja útil.

Abs,

Fabrício.

Em 6 de agosto de 2011 04:31, Mauro Sznelwar <[hidden email]> escreveu:
[...]

Leonard de Assis
Fabricio,

Que pacote é esse RJSONIO?

Específico pra Linux? Em qual repositório eu o encontro? Eu não o achei pra OSX nem pra Windows quando fui testar seu código

Obrigado.
assis.leonard <at> gmail <dot> com

_______________________________________________ Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.

Re: [R-br] Obter coordenadas a partir de endereço

Leonard de Assis
Corrigindo...

Acabei de achar no CRAN ... não sei pq cargas dágua ele não apareceu na lista nem do Mac nem do windows
Mistério...

2011/8/6 Leonard Assis <[hidden email]>
> [...]

Re: [R-br] Obter coordenadas a partir de endereço

  Luís Gustavo,

  Muito obrigado pela sua dica. Com ela consegui fazer a conversão que necessitava.

  Agradeço também aos demais participantes que responderam a minha dúvida.

  Um abraço,

  Thiago Veloso.

url_lat_lon <- paste(sprintf("<a rel="nofollow" target="_blank" href="http://maps.google.com/maps/api/geocode/xml?address=%s,">http://maps.google.com/maps/api/geocode/xml?address=%s,", cep),"%20Brasil&sensor=false", sep="")

Em 5 de agosto de 2011 00:19, Daniel Marcelino <dmsilva.br@...> escreveu:

> [...]
> Deve haver mais opções para fazer isso, eu conheço o PBSmapping.  Há inclusive um material vendido pelo O' Reilly's com o passo-a-passo para conseguir isso.

Luís Gustavo Silva e Silva

-----Inline Attachment Follows-----

Re: [R-br] Obter coordenadas a partir de endereço

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil
Amigos de R,

Nao trabalho mais com espacial ha muitos e muitos anos, porem fiquei curioso com essa função, será que essa função exige que o os endereços seja formatados sempre do mesmo jeito? Estou lembrando de um discussão que tive quase dez anos atras por conta de muita falta de dados em georeferenciamento para fazer mapas de dengue no rio de janeiro. QUando havia dados de endereços eles eram irregualres. Ou seja, nomes de ruas soletrados de forma incorreta, as vezes o numero da casa era separado com virgula outras vezes com ponto do nome da rua, e muitas vezes não havia separador entre o numero do apartamento e o numero da predio. Fiquei pensando se talvez o R consiga buscar o CEP do endereço no site dos correios, ou se é possivel baixar dos correios um banco de dados com CEP, e tnetar corresponder esses endereços com CEP. Nao seria mais facil?

Abraço forte e que a força esteja com você,

Dr. Pedro Emmanuel A. A. do Brasil
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas
Fundação Oswaldo Cruz
Rio de Janeiro - Brasil
Av. Brasil 4365
Tel 55 21 3865-9648
email: [hidden email]
email: [hidden email]

---Apoio aos softwares livres
www.zotero.org - gerenciamento de referências bibliográficas.
www.broffice.org ou www.libreoffice.org - textos, planilhas ou apresentações.
www.epidata.dk - entrada de dados.
www.r-project.org - análise de dados.
www.ubuntu.com - sistema operacional

url_lat_lon <- paste(sprintf("<a rel="nofollow" href="http://maps.google.com/maps/api/geocode/xml?address=%s," target="_blank">http://maps.google.com/maps/api/geocode/xml?address=%s,", cep),"%20Brasil&sensor=false", sep="")
> [...]

> Deve haver mais opções para fazer isso, eu conheço o PBSmapping.  Há inclusive um material vendido pelo O' Reilly's com o passo-a-passo para conseguir isso.

Luís Gustavo Silva e Silva

-----Inline Attachment Follows-----

Re: [R-br] Obter coordenadas a partir de endereço

beniltoncarvalho
talvez, inclusive, alguma interacao com o pessoal da pc2: