[R-br] Pacote Chaid

R-br mailing list
Boa Tarde!

Pessoal, não estou conseguindo executar esse código, podem me ajudar por favor?

attach(credito1)
str(credito1)

install.packages("partykit")
install.packages("CHAID", repos="http://R-Forge.R-project.org")

library(partykit)
library(CHAID)

credit_rank<-as.factor(credit_rank)
age <-as.factor(age)
amex<-as.factor(amex)
pay_week <-as.factor(pay_week)
class <-as.factor(class)

is.factor(credit_rank)
is.factor(age)
is.factor(class)
is.factor(pay_week)
is.factor(amex)

> modelo <-chaid(credit_rank ~ ., data = credito1)
Error: is.factor(x) is not TRUE

credito1.xlsx (29K) Download Attachment

Re: [R-br] Pacote Chaid

R-br mailing list
Uma dica que eu te dou: nunca, em hipótese alguma, use attach em seus códigos. É algo completamente desnecessário e que pode, em algumas vezes, servir apenas para gerar confusões em nosso código, fazendo a gente achar que fizemos algo quando, na verdade, não o fizemos.

Tome o teu código, por exemplo. Ao rodar os comandos

credit_rank<-as.factor(credit_rank)
age <-as.factor(age)
amex<-as.factor(amex)
pay_week <-as.factor(pay_week)
class <-as.factor(class)

cada uma das variáveis consideradas acima foram transformadas em fator. Entretanto, esta transformação se deu apenas nas versões atachadas (?) destas variáveis. As versões originais, dentro do data frame credito1, continuaram em suas versões originais.

Assim, ao rodar o código

modelo <-chaid(credit_rank ~ ., data = credito1)

a função chaid está procurando as variáveis preditoras desta regressão dentro do conjunto de dados credito1, mas não as está encontrando. Limpe seu workspace, feche o R e abra ele novamente. Agora rode o código abaixo e seja feliz.

library(readxl)
library(partykit)
library(CHAID)

credito1 <- read_excel(path="credito1.xlsx")

credito1 <- as.data.frame(lapply(credito1, as.factor)) # converte todas as colunas para fator

modelo <-chaid(credit_rank ~ ., data = credito1)

modelo
--
Marcus Nunes
Professor Adjunto

On Mon, Jul 16, 2018 at 2:06 PM Edmar Caldas via R-br <[hidden email]> wrote:
> [...]

is.factor(pay_week)
is.factor(amex)

> modelo <-chaid(credit_rank ~ ., data = credito1)

Perfeito,

Obrigado, funcionou.

Edmar

Em segunda-feira, 16 de julho de 2018 14:25:29 BRT, Marcus Nunes <[hidden email]> escreveu:

> [...]

is.factor(pay_week)
is.factor(amex)

> modelo <-chaid(credit_rank ~ ., data = credito1)

Poderia fornecer o data set para rodar, mesmo que não seja exatamente aquele do seu uso?