[R-br] Particionar soma de quadrado

R-br mailing list

Boa noite,

dados que houve a internação entre fatores, preciso particionar a soma de quadrado. É apenas um exercício que estou fazendo co dados que está na web. Evidentemente que posso construir os contraste e testar o que me interessa e também poderia usar a ExpDes para isto. Alguém poderia ajudar com um script para tal desdobramento?
Grato

Pequei este exemplo!

da <- read.table("http://www.leg.ufpr.br/~walmes/cursoR/anovareg.txt", header=TRUE, sep="\t")
str(da)

attach(da)

# Este exemplo testa regressão!

fit=aov(indice ~ cultivar*ordered(dose))
summary(fit)
summary.lm(fit)

# Gostaria de ajuda para desdobrar e testar doses para este modelo abaixo!

fit=aov(indice ~ cultivar*factor(dose)+Error(bloco:(cultivar+dose))

summary(fit)

Grato

Re: [R-br] Particionar soma de quadrado

R-br mailing list
Andre,

O seu CMR está cheio de problemas...

A linha:

fit=aov(indice ~ cultivar*factor(dose)+Error(bloco:(cultivar+dose))

dá erro por falta de um parêntese no final.

Colocando-se o símbolo faltante caímos em:

> fit=aov(indice ~ cultivar*factor(dose)+Error(bloco:(cultivar+dose)))
Warning message:
In aov(indice ~ cultivar * factor(dose) + Error(bloco:(cultivar +  :
  modelo Error() é singular

O que me parece esperado dado que o número total de amostras é 72 e você está querendo fazer  interação de 4 x 6 x 3 (blocos x doses x cultivar) ou seja você só tem um experimento por interação... isso deixa de ser regressão😶

HTH

On Tue, Jan 8, 2019 at 12:45 PM Andre Oliveira por (R-br) <[hidden email]> wrote:

[...]

Oi Cesar,
obrigado pela atenção de fato esqueci do parenteses!

A função aov quando usado o parâmetro Error () passou avisar desta forma, mas, a soma de quadrado está correta. Conferi em outros programas e há muitos avisos sobre o tema no google.

Warning message:
In aov(indice ~ cultivar * factor(dose) + Error(bloco:(cultivar +  :
  modelo Error() é singular

A regressão seria está aqui.

require(lattice)
xyplot(indice~dose|cultivar, groups=bloco, data=da, jitter.x=TRUE, type=c("p","l"), layout=c(3,1), pch=19)

Grato

Em quarta-feira, 9 de janeiro de 2019 21:33:26 BRST, Cesar Rabak <[hidden email]> escreveu:

> [...]

# Gostaria de ajuda para desdobrar e testar doses para este modelo abaixo!

fit=aov(indice ~ cultivar*factor(dose)+Error(bloco:(cultivar+dose))

Talvez aqui te ajude a compreender o significado da mensagem

Em qui, 10 de jan de 2019 8:23 AM, Andre Oliveira por (R-br) <[hidden email] escreveu:
> [...]

# Gostaria de ajuda para desdobrar e testar doses para este modelo abaixo!

fit=aov(indice ~ cultivar*factor(dose)+Error(bloco:(cultivar+dose))

Acho que não. . . a página indicada faz esta contribuição acaciana que IMNSHO não ajuda um iota OP na solução da ANOVA dele: « . . . This can happen due to a bug in your programming, a participant being noncompliant, data trimming after the fact, or a whole host of other reasons. . . . »

O caso do OP caindo na classe "...toda uma série de outras razões..."

HTH

On Thu, Jan 10, 2019 at 9:14 AM Fernando Souza <[hidden email]> wrote:
> [...]

# Gostaria de ajuda para desdobrar e testar doses para este modelo abaixo!

fit=aov(indice ~ cultivar*factor(dose)+Error(bloco:(cultivar+dose))

André, o fato de a soma dos quadrados estar correta não muda o fato de você estar fazendo o equivalente a encontrar uma reta com apenas dois pontos e querer tratar isso como uma generalização e estudar o valor-p da ANOVA, etc.

A razão porque aquela função é denominada Error é que ela deveria ajudá-lo no caso de medidas repetidas para cada caso de interação.

No exemplo acima, quantas medidas repetidas você tem para cada caso dose * cultivar?

Espero que estas questões lhe ajudem a entender o seu problema e recomendo a leitura to texto indicado pelo Fernando, malgrado já discordei que para a questão da msg de erro ele é insuficiente.

Saindo um pouco fora da questão original e comentando seu último código (no momento ñ consigo baixar o arquivo da LEG, (falha em InternetOpenUrl: 'Uma conexão com o servidor não pôde ser estabelecida') note que o gráfico que você gera com xyplot mostra algo diferente do que você quer fazer via a ANOVA que você codifica: dose tratada como variável contínua no seu gráfico e como fator na ANOVA que vc codifica.

IMNSHO se você mantivesse a variável dose como numérica e estudasse o assunto como regressão você obteria mais dos dados.

HTH
--
Cesar Rabak