[R-br] Tamanho do efeito para Wilcoxon

R-br mailing list
Boa tarde

Tenho duas amostras independentes com distribuição nao-normal e usei  o método abaixo para ver a diferença entre elas:

coin::wilcoxsign_test(data.amostra1 ~ data.amostra2, distribution="exact")

Alguem pode me ajudar a calcular o tamanho do efeito?
--
In Jesu et Maria

Obrigado
Prof. Elias Carvalho

"Felix, qui potuit rerum cognoscere causas" (Virgil 29 BC)
"Blessed is he who has been able to understand the cause of things"

Re: [R-br] Tamanho do efeito para Wilcoxon

R-br mailing list
Elias,

Tua pergunta enseja a oportunidade de discutir duas coisas:

  1. O quê é efeito, e como pode ser medido; e
  2. a confusão das pessoas sobre esse assunto devido à, desastrosa IMNSHO, introdução do conceito de [tamanho de] efeito padronizado, que um dos próprios autores da ideia (Cohen) se arrepende (por escrito!) justamente porque a ideia dele era evitar o "o tamanho único serve para todos" e findou que as tais padronizações ficaram mais "populares" que o raciocínio subjacente.
Como você não dá mais informações sobre seus dados e o quê eles medem, a discussão sobre '1' é impossível.

Sobre uma forma de obter um tamanho de efeito padronizado para duas distribuições não normais e que o teste de postos de Wilcoxon foi apropriado a resposta é depende da fonte que você consulta!

Pode-se usar a fórmula de Rosenthal¹ ; o delta de Cliff, a diferença de proporção de casos de cada amostra para os postos, talvez as medianas normalizadas em relação a uma delas[?], etc.

Você precisa verificar na área de conhecimento do seu estudo qual[is] é[são] o[s] costume[s] e daí seguir.

MAS  eu me atrevo a oferecer um conselho: se você puder fugir de usar um efeito padronizado não use! É melhor discutir o efeito na forma do domínio do problema (a plantinha cresceu mais, o peso dos pintinhos aumentou x gramas, o consumo por km diminui para y litros, etc.)!!

HTH
--
Cesar Rabak

[1] Rosenthal, R. (1994). "Parametric measures of effect size", in H. Cooper & L. V. Hedges (Eds.), The Handbook of Research Synthesis.  New York: Russell Sage Foundation.

On Thu, Nov 14, 2019 at 7:56 AM Elias Carvalho por (R-br) <[hidden email]> wrote:
[...]

Cesar,

Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!