[R-br] Transformação de dados em delineamento fatorial

[R-br] Transformação de dados em delineamento fatorial

R-br mailing list
Eu tenho alguns dados que rodei em delineamento fatorial, com dois fatores.
Usei o pacote Expdes e o teste do Shapiro dos dados estão normais.
Como transformo esses dados? Em DIC eu uso as transformações em Log, raiz quadrada e outros. Mas em fatorial qual valores que transformo? Do fator 1 ou fator 2.?

Fúlvia Cristina Oliveira
Bióloga - UFMS
Mestre em Zootecnia - UEMS
Doutoranda em Ciência Animal - UFMS
(67) 99610-2812 / 99129-6612

Re: [R-br] Transformação de dados em delineamento fatorial

R-br mailing list
Se o teste de Shapiro indica normalidade não há necessidade de transformá-los. Caso não apresente normalidade faça a transformação na própria linha de comando do ExpDes para todos os dados.
Ex:

fat2.dic(Fator 1, Fator 2, sqrt(x), quali = TRUE, mcomp="tukey", sigT = 0.05, sigF = 0.05)

Em 22 de junho de 2018 11:45, fúlvia cristina oliveira via R-br <[hidden email]> escreveu:
[...]

Rafael Henrique Pertille
Técnico em Agropecuária
Acadêmico de Agronomia - UTFPR Campus Pato Branco
(46) 99770049

Re: [R-br] Transformação de dados em delineamento fatorial

R-br mailing list
Não sou usuário do expedes. Geralmente faço a análise usando a função anova() . Seus dados estão normais. Você que tranformá-los porque? É devido a variância? se for antes de buscar transformação faça uma análise mais profunda dos seus dados para tentar compreender a causa. Se ainda assim não tiver jeito. Acho melhor utilizar modelos mais flexíveis quanto a variância. Abordagens como os quadrados minimos ponderados pode ser uma melhor saída.
Eu sempre tento evitar usar transformações. Você acaba corrigindo uma coisa e complicando outra.
Se ainda quiser usar transformação tenta fazer a análise utilizando a função anova e utilize a função box-cox (do pacote MASS) para encontrar uma possível transformação.

att

Em 22 de junho de 2018 20:02, Rafael Pertille via R-br <[hidden email]> escreveu:
[...]

Fernando Souza
Zootecnista, DSc. Produção e Alimentação Animal
Celular: (31)99796-8781 (Vivo)
[hidden email]
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6519538815038307
Blog: https://producaoanimalcomr.wordpress.com/